Regras e cuidados a ter durante o tratamento ortodôntico

 

A placa bacteriana é uma massa branca, que se forma sobre os dentes e gengivas sendo formada por restos alimentares, saliva e bactérias. Esta massa adere fortemente às superfícies dentárias, aos espaços interdentários e à gengiva.

Quem utiliza aparelhos ortodônticos necessita de alguns cuidados especiais pois a presença do aparelho na boca leva a uma maior acumulação de placa bacteriana junto dos brackets (peça quadrada que se encontra colada ao dente) e às bandas (anel metálico que costuma encontrar se nos primeiros ou segundos molares). Se os dentes, brackets e bandas não forem correctamente higienizados, poderão surgir problemas de ordem diversa ao nível da cavidade oral:

 

Lesões permanentes no esmalte dentário - devido a uma descalcificação, que se caracterizam pelo aparecimento de manchas brancas irreversíveis nos dentes

 

Cáries

 

Gengivites - por acumulação de placa bacteriana no sulco gengival

Uma higiene oral diária deficiente é geralmente o motivo que condena o êxito de um tratamento ortodôntico.

Alimentação:

 

O aparelho é suficientemente robusto para resistir à mastigação dos alimentos habituais, no entanto há alguns alimentos a evitar:

 

Pastilhas elásticas

Caramelos ou rebuçados pegajosos (ex:sugos, gomas) e pipocas.

Bolachas duras e côdeas duras de pão (principalmente as côdeas de pão torrado)

Alimentos, tal como frutas e legumes mais duros, partir/cortar com uma faca e levar à boca. A pressão posta sobre o aparelho numa dentada considerada normal pode levar à descolagem de alguma peça o que só prolongará o tratamento ou torná-lo-á impossível.

Nozes, amendoins, avelãs, roer ossos, roer gelo e pipocas, azeitonas com caroço...

Bebidas com gás (coca-cola, pepsi, fanta, sumol, etc): Estas bebidas tem um produto químico que dissolve facilmente a substância que habitualmente se utiliza para colar as bandas e os brackets, além de contribuir para a cárie dentária, por ser açucarada e ácida. Evitar também bebidas sem gás, como por exemplo ice tea e não abusar de sumos naturais em particular sumo de laranja.

Evitar comer doces e escovar imediatamente os dentes após o seu consumo

É necessária alguma disciplina e rigor na higiene oral diária para que o tratamento ortodôntico seja bem sucedido e isso depende apenas de si.

 

O que deve utilizar e fazer para obter uma boa higiene:

 

Um portador de aparelho ortodôntico deve escovar sempre os dentes após as refeições. A utilização de produtos adequados específicos, indicados pelo médico, serão um auxílio precioso no sucesso de uma correção ortodôntica.

No dia da colocação do seu aparelho fixo, irá receber instruções sobre a maneira de conseguir uma boa higiene, indicando-lhe a melhor forma de escovar os seus dentes, o uso de escovilhões e a indicação de um colutório contendo flúor. Uma escova de dentes específica também lhe será indicada na consulta de colocação do seu aparelho fixo.

 

Alguns cuidados:

 

Poderá ser necessária a utilização de cera (fornecidas na consulta da colocação do aparelho), que são colocadas sobre os brackets ou bandas para protegerem a mucosa oral do efeito agressivo da fricção do aparelho. 

Quando esta acabar e for necessária mais, não hesite em pedir mais cera.

 

Não utilizar os dentes para abrir recipientes ou morder objectos, pois isto pode descolar peças. Novo atraso no seu tratamento!

No caso de total incumprimento destas normas poderá ter que se remover o aparelho e suspender o tratamento para evitar sequelas irreversíveis e graves para os seus dentes provocadas por má manutenção do seu aparelho.

 

Orientações finais:

 

O sucesso do seu tratamento ortodôntico não depende somente do médico dentista. É muito importante a sua motivação e cooperação durante todo o tratamento, no sentido de seguir todas as orientações do seu dentista.

Se alguma vez lhe acontecer algum imprevisto e o aparelho o ferir de alguma forma ou partir, coloque um pouco de cera e contacte-nos para receber indicações ou deslocar-se ao nosso consultório. Em caso de alguma dúvida não hesite em pedir ajuda.

 

Cumpra escrupulosamente os prazos previstos de manutenção do seu aparelho

 

 

Galeria de sorrisos
Show More
Marcação de consultas

Amoreiras Plaza
Rua Carlos Alberto da Mota Pinto, 9 - 5ºC

1070-046 Lisboa


fernando.gabriel@lxclinic.com

Tel: 210-977-877

 

 

Localização

© 2014 by Fernando Mesquita Gabriel.